sexta-feira, 17 de abril de 2009

Filmes III

NIJINSKY
"Nijinsky, uma história real" é a biografia de um dos talentos mais controvertidos e brilhantes do século XX; o bailarino e coreógrafo do legendário Ballets Russos de Diaghilev. Foi ele que eletrizou o mundo ocidental na primeira temporada do balé russo a ser vista fora da Rússia, Vaslav Nijinsky, cintilava como um meteoro correndo o céu, ofuscando os espectadores com seu gênio artístico.
“Dançar é estabelecer um contato visceral com forças misteriosas da natureza; é chegar às máximas possibilidades de articulação do corpo humano em harmonia com os sons em volta. Dança é, muita além disso: acompanhar a música interior que torna divino o meramente humano, é ser ao mesmo tempo deus e demônio, pela sublimidade do movimento”
(Adler Stern)

DERSU UZALA
Produção soviética dirigida por um dos maiores diretores japoneses de todos os tempos, Akira Kurosawa. Melhor filme do Festival de Moscou e Oscar de melhor filme estrangeiro em 1976, Dersu Uzala, dos livros de viagem do explorador russo Vladimir Arseniev, conta uma bela história de amizade entre duas pessoas. Em 1902, numa região selvagem ao longo do rio Ussuri, na divisa entre a Sibéria e a Mandchúria, um simples e solitário caçador mongol (toda a família foi morta por uma epidemia de peste), nômade da taiga siberiana, encontra com a pequena expedição cartográfica do capitão russo Arseniev, com o qual inicia uma profunda amizade. Dersu é convidado pelo russo para servir de guia ao grupo, aceita o convite e se mostra bastante útil, ensinando a todos os segredos na natureza, e até salvando a vida de Arseniev numa noite de intensa tempestade de vento. Depois é o russo que salva a vida de Dersu. Os dois amigos sofrem com a despedida quando termina a expedição, mas voltarão a se encontrar na segunda expedição cartográfica, em 1907, onde o russo descobre que Dersu está ficando cego. Arseniev, temendo pela vida do amigo, convence Dersu a abandonar a floresta e ir morar com ele e sua família na cidade, mas o velho caçador sentirá muita nostalgia da taiga. O músico e ator amador Maksim Munzuk interpreta brilhantemente Dersu, o velho caçador que vive em harmoniosa simbiose com a natureza, fala com o fogo, com as plantas e com os animais. Dersu Uzala é um filme de intensa beleza e poesia, que transmite um enorme respeito pela natureza e pela vida.


PERFUME
O filme retrata a saga de Jean - Baptiste Grenouille, um homem sem cheiro natural, que nasce em meio à podridão de uma peixaria. A mãe abandona-o à morte, mas ele acaba sendo resgatado, enquanto sua mãe é condenada à decapitação. O fato de Grenouille não ter cheiro algum faz com que ele parta em busca de sua identidade "do seu cheiro" característico, do seu perfume perfeito.
Ao final da trama, ele mata mais de 24 moças e finalmente consegue o perfume extraído do "cheiro" delas.
Ele é preso e condenado, mas no dia da execução faz uso do perfume e toda a população é inebriada e acaba vendo-o como um Deus - essa é outra carcterística épica (idealizar homens como se eles fossem deuses poderosos).

PODER ALÉM DA VIDA

Este filme reune as características de um bom filme; bom humor, romance, suspense e ainda passa uma mensagem de superação pessoal e espiritual. Mostra que o que importa de verdade é o que vem de dentro das pessoas. E que a partir do momento que se desapega de certas coisas, passa-se a enxergar a vida de outra forma. Poder Além da Vida passa uma mensagem que, o que é importante não é o fim mas a própria jornada. É acreditar em si próprio, é saber que é capaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário