terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Energias Solar e Lunar

O sol representa o guerreiro, o lutador, o soldado. A lua representa o saniasin, o meditator, o místico, a energia calma... O sol é a energia quente, a energia violenta. É a mesma energia, não é uma energia diferente, mas ao passarem pela lua os raios do sol ficam amenos - este é o milagre da lua, a mudança alquímica que acontece através da lua. A lua só reflete, é um espelho. Mas com esta reflexão uma mudança radical acontece: os raios que são quentes, violentos, ficam frescos, calmos.

Meditação é o milagre que transforma a energia do sol em energia da lua dentro de você.

Isto tem que ser entendido muito cuidadosamente. Esta é a química interna. A lua e o sol são símbolos da alquimia interna. A lua significa o feminino dentro de você, e o sol significa o masculino dentro de você. Lua é intuição; sol é razão. Lua é yin; sol é yang. Essa é a terminologia índia para yin e yang. Lua é paz, silêncio, sol é energia, vitalidade. Lua é morte, sono, sonho, imaginação, sol é ação, vida, lógica.

Quando a lua e o sol se encontrarem dentro de você, haverá uma grande experiência. Esta experiência é a da Unidade - UNIO MYSTICA. Esta é a meta de todos os místicos -fazer o sol e a lua se encontrarem dentro de você. Esta é a real reunião de homem e mulher
É mais fácil meditar à noite que de dia. A meditação está mais próxima do dormir que de qualquer outra atividade, com uma diferença - no sono você cai no inconsciente, na meditação você permanece consciente, mas com o mesmo relaxamento. Durante o dia é difícil dormir, se você quer dormir de dia você tem que fechar as portas e as janelas e puxar todas as cortinas - assim fica escuro. Se os raios do sol entram não lhe permitirão dormir, eles ativam suas energias. A noite ajuda-o a descansar e relaxar.


Os saniasins deveriam usar a noite cada vez mais para meditar. Você pode se aprofundar mais, e facilmente, porque a brisa está soprando suavemente e você pode mover-se com ela com menos esforço. Durante o dia você está se movendo contra os ventos. Durante o dia meditações ativas são boas; meditação dinâmica é boa de dia, meditar dançando é bom de dia. Mas à noite pratique a Vipassana, meditações silenciosas. Ficar apenas sentado, não fazendo nada, porque toda a atmosfera está relaxando... O sol se pôs, as árvores dormem, uma qualidade totalmente diferente de energia o cerca à noite. É fácil meditar, pois a lua cria magia todas as noites.

E quando a lua cheia está no céu à noite é ainda mais fácil meditar. A noite de lua cheia é o melhor momento para meditação. Muitas pessoas que se tornaram budas atingiram a iluminação durante a lua cheia, como o próprio Buda. Pode ter sido uma coincidência, mas vale lembrar que ele nasceu numa noite de lua cheia, iluminou-se numa noite de lua cheia e morreu numa noite de lua cheia. Algo da lua cheia parecia estar sincronizado com a energia dele.

Houve métodos secretos para captar as energias da lua e do sol. Adoração do sol estava baseada numa certa técnica e grandes templos dedicados ao sol surgiram. O templo do sol de Konarak era até há pouco uma expressão de gratidão ao sol. Não era só adoração, era uma ciência -como adquirir a energia yang. É particularmente bom para as mulheres captarem a energia do sol, de forma que o yang escondido, dormente nelas, fique ativo, e é bom que os homens captem a energia da lua de forma que o princípio feminino, dormente neles, fique ativo...
É bom para a mulher ser uma adoradora do sol e bom para o homem ser um adorador da lua.


Osho
(adaptado por Prashanto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário