sábado, 27 de dezembro de 2008

Os Sete Vales (O 2º vale)


O segundo vale é chamado o vale do arrependimento.
Quando você começa a examinar quem você é surge, naturalmente, grande arrependimento. Devido a tudo que você tem feito de errado, devido a tudo que você fez e não devia ter feito, você começa a sentir arrependimento. Um grande pico vem com a percepção - mas, de repente, com a percepção, a consciência surge. Lembre-se, a consciência que você tem não é consciência verdadeira. É uma moeda falsa; ela é dada pela sociedade.
As pessoas lhe disseram o que é certo e o que é errado; o que é moral e o que é imoral. Você não sabe exatamente o que é moral e o que é imoral. Mas, após cruzar o primeiro vale, você terá capacidade de saber exatamente o que é certo e o que é errado. E de repente, você verá o que tem feito de errado - quantas pessoas você tem machucado, quão sádico você tem sido com os outros, quão masoquista tem sido com você mesmo, quão destrutivo, violento, agressivo, raivoso, ciumento você tem sido até agora. Tudo isso virá para a sua visão. Isso é um produto secundário do tornar-se consciente - a consciência surge.
Esta consciência não tem nada a ver com a consciência comum que você tem - essa é emprestada. Você pode tê-la e entretanto, ela não magoa; ela não lhe dá uma dor tão verdadeira que pode transformá-lo através dela. Você apenas sabe mais ou menos o que é certo e continua a fazer o errado, continua a fazer o que você quer. O seu conhecimento do certo não faz a menor diferença para você. Você sabe que a raiva é mau, mas você continua raivoso. De um lado, você sabe que a raiva é má, de um lado você continua a ser raivoso, não há problema. De um lado você sabe que a possessividade não é boa, e de outro lado, você vai amontoando, você vai possuindo - não apenas coisas, mas começa a possuir pessoas. Você possui a sua esposa, o seu marido, seus filhos - come se eles fossem coisas, como se pudessem ser possuídos. Você destrói através da sua possessividade, e você sabe que é errado.
Esta consciência emprestada não ajuda, ela simplesmente oprime você. Com a passagem pelo primeiro vale, a sua própria consciência surge. Agora voce sabe exatamente o que está errado e se torna impossível ser de outra maneira.. É aqui que o ditado socrático se torna significante - "conhecimento é virtude".Agora, a parte negativa do vale do arrependimento...A parte negativa é que você pode se tornar muito preocupado com a culpa referente ao passado - que você fez isto e aquilo errado, que você tem feito milhões de coisas erradas. Você tem estado inconsciente aqui por tanto tempo que, se começar a contar tudo, criará uma espécie de morbidez. Você se tornará tão culpado que, em vez de crescer, cairá em profunda escuridão. Então, se a culpa surgir e você se tornar muito mórbido e muito preocupado com o passado, você permanecerá no segundo vale. Você não será capaz de ultrapassá-lo. Se o passado se torna tão importante, então, naturalmente você começará a chorar e gemer continuamente, batendo no peito e dizendo "quão errado eu tenho sido!!!".
A parte positiva tem a ver com o futuro, não com o passado. Sim, você percebeu que tem sido errado, mas isso era natural, porque você era inconsciente. Não há necessidade de sentir culpa. Como se pode ser certo quando se é inconsciente? Você percebeu isso - que todo seu passado foi errado - mas isso não cria um peso em seu peito.
Você percebeu. Esse perceber ajuda-o, porque você não será capaz de fazê-lo novamente - você parou com isso. Você sente tristeza por ter magoado tantas pessoas de tantas maneiras, mas sente alegria também; simultaneamente, porque agora isto não acontecerá mais. Você se livrou do passado e da culpa! Você não está preocupado sobre isso, você está interessado no futuro, na nova abertura.
Agora você tem a sua própria consciência; agora, o futuro vai ser totalmente diferente, qualitativamente diferente, radicalmente diferente. Você estará vibrando com a aventura. Agora você tem a sua própria consciência e a sua consciência nunca permitirá que você erre novamente. Não é que você tenha que controlar - quando a consciência verdadeira surge, não há necessidade de controlar, não há necessidade de disciplinar. O certo se torna a coisa natural. Então, o fácil é o certo e o certo é o fácil.De fato, quando a consciência surgir em você, se você quiser agir errado, terá de fazer grande esforço. E mesmo assim não há muita possibilidade de ter sucesso.
Sem a sua própria consciência, você tem que fazer muito esforço para ser certo, e mesmo assim não tem sucesso. Então, se fica estremecido. A pessoa se sente triste pelo passado, mas não mais se está oprimido, porque o passado não existe mais. Esta é a parte positiva - se pode sentir que a transformação ocorreu, que as bênçãos chegaram, que Deus lhe deu o imenso presente da consciência. Agora, a sua vida se moverá numa dimensão totalmente nova, numa rota nova.
Isso acontece quando a verdadeira moralidade nasce, a virtude, sheela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário