sábado, 27 de dezembro de 2008

Os Sete Vales (O 1º vale)


O primeiro vale...
O primeiro vale é chamado o vale do conhecimento. Naturalmente, o conhecimento tem que vir primeiro porque o homem começa pela instrução. Nenhum outro animal tem conhecimento; apenas o homem sabe, apenas o homem coleta conhecimento. Apenas o homem tem linguagem, escrituras, teorias. Então, o conhecimento tem de ser o primeiro vale.
A parte negativa deste vale é que você pode se tornar instruído, você pode se engendrar no conhecimento. Você pode esquecer a verdadeira proposta do conhecimento e pode ficar ligado ao próprio conhecimento. Aí, acumulará mais e mais conhecimento e pode ficar por várias vidas acumulando conhecimento. Você se tornará um grande estudante, um especialista, mas não se tornará um conhecedor.O caminho do conhecedor é totalmente diferente do caminho do conhecimento.
Há duas coisas quando o conhecimento acontece: o conteúdo do conhecimento - você sabe algo - e a consciência, o espelho, aquele que sabe. Se você ficar muito preso ao conteúdo do conhecimento ao invés de se ligar na capacidade de conhecer, você estará perdido no vale. A parte que pode fazê-lo ficar emaranhado, fisgado, preso, eu chamo de negativa.
Se você se tornar instruído está perdido; não pode cruzar o primeiro vale. E quanto mais conhecimento você tiver, mais confuso ficará - porque não há meios de decidir o que é verdade. Tudo que você ouve, se corretamente posto frente a você, se for feita a colocação lógica, parecerá certo. Não há outro jeito de decidir, não há critério. É por isso que continua acontecendo. Você vai a um mestre, ouve-o e ele parece certo. Então, vai até outro mestre, ouve-o e ele também parece certo. Você lê um livro e ele lhe parece certo; lê outro livro e lhe parece certo; você lê outro livro - talvez o oposto - e isso também tem a sua lógica, parece certo. Não há jeito de decidir o que é certo. E se você for acumulando, você irá acumulando contradições - relatos opostos. E há milhões de pontos de vista e, cedo ou tarde, você se tornará uma multidão de muitas filosofias e sistemas. Isso não vai ajudar. Isso se tornará o grande obstáculo.
A primeira coisa no vale do conhecimento é que é necessário permanecer alerta e estar enfaticamente interessado na capacidade de conhecer - não no objeto, não no conteúdo. A ênfase é no testemunhar, é preciso estar mais e mais alerta e consciente para se tornar um conhecedor. Não por saber mais coisas, mas apenas por se tornar mais alerta é possível se tornar verdadeiramente um conhecedor, você usou o positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário